A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, garantiu um novo certificado que reconhece o município como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, dentro do Programa de Regionalização do Turismo. O reconhecimento, validado pelo Ministério do Turismo, garante à cidade, em seu recorte territorial, prioridade para ser beneficiada pelo governo federal no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor.
Segundo o Ministério do Turismo, esse mapeamento permite uma visão ampla do potencial turístico brasileiro, facilitando a gestão e a distribuição de recursos de forma mais eficiente. Para ser certificada como integrante do Mapa e registrada no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes precisou apresentar uma série de informações, como comprovação da existência de um conselho municipal de turismo ativo; termo de compromisso para execução de ações na área turística; dados gerais, como número de leitos disponíveis na cidade; principais atrativos turísticos e dotação orçamentária destinada ao setor.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância do reconhecimento para a economia local: "Esse novo certificado reforça nosso compromisso com uma área tão importante dentro da cadeia de desenvolvimento econômico do nosso município. Temos um território muito rico em aspectos históricos, culturais e naturais, com destaque para sol e mar. É fundamental valorizar esses potenciais e fomentar novas possibilidades, como o lançamento, neste ano, do primeiro roteiro de Turismo Rural do Jaboatão", ressaltou.
A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Roberta da Fonte, também celebrou a conquista: "A certificação por parte do ministério valida o nosso trabalho e confirma o potencial que Jaboatão tem para o turismo. Outras ações importantes estão em andamento para ampliar ainda mais o desenvolvimento do setor, como a requalificação da orla, em parceria com o Ministério do Turismo; a identificação visual do município por meio de sua iconografia; a construção do primeiro Plano Municipal de Turismo; a reformulação do Conselho e do Fundo Municipal de Turismo; a estruturação de uma nova rota turística na orla; e a capacitação dos agentes do trade turístico", detalhou. O novo certificado garante a permanência de Jaboatão dos Guararapes no Mapa do Turismo Brasileiro até agosto de 2026.
Fotos: Chico Bezerra