Serviço foi necessário como parte da manutenção realizada na cidade pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos após vegetação local cobrir os pontos de luz do caminho
Após o crescimento da vegetação que margeia a pista de cooper presente no Parque Janelas para o Rio de Gravatá, a Prefeitura Municipal precisou repensar o melhor modelo de iluminação para o local.
Os postes altos acabavam sendo cobertos pelas árvores, o que deixava o local pouco iluminado. Por isso, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos instalou 15 luminárias mais baixas ao longo de toda a pista.
Maria Clara, estudante, é frequentadora do parque e opinou sobre esta melhoria. “Eu achei que ficou boa essa iluminação, já frequento aqui há uns dois anos e estava escuro mesmo. Venho fazer caminhada e corrida aqui. Venho mais durante o dia, mas de vez em quando eu venho à noite como hoje e venho sempre com amigos”.
Laís Andrade, enfermeira também pratica esportes na pista de cooper. “Eu corro e faço caminhada, geralmente nesse horário, à noite, eu acho mais tranquilo. Antes estava um pouco mais escuro e realmente, agora deu uma melhorada muito boa. Porque fica até mais esquisito quando está escuro, mas agora está tranquilo, está ótimo. Para a gente que corre e caminha tá muito bom. Aprovado!”.
Viviane Facundes, secretária de Obras e Serviços Públicos de Gravatá, esteve no Parque Janelas para o Rio na noite da sexta (01) para conferir a manutenção de perto. “As pessoas que caminham aqui no parque, que vêm desfrutar do ambiente natural, do clima de Gravatá, estavam pedindo constantemente para a gente melhorar a qualidade da iluminação daqui. Então, junto com a equipe, o secretário Irnaldo, a gente veio e decidimos que tínhamos condições de fazer isso aqui, essa melhoria, e o pessoal está agradecendo. A gente viu que realmente precisava desse olhar aqui, ter esse cuidado com as pessoas e hoje a gente está vendo que tem muita gente caminhando aqui. A luminária mais baixa, a gente não precisa estar podando tanto as árvores, que a beleza do parque são as árvores, então com o poste mais baixo a gente melhorou a qualidade na iluminação aqui e as pessoas voltaram a caminhar com mais frequência na parte da noite e está sendo sucesso. Ou seja, uma sombra maravilhosa durante o dia e à noite tudo iluminado. Lembrando que vamos ter melhorias em manutenção no Parque da Cidade, não só na parte de iluminação, mas na parte de infraestrutura também”.
Por esse e outros motivos que, recentemente, o Parque Janelas para o Rio de Gravatá foi reconhecido como exemplo de conservação, uso público e gestão compartilhada em relatório apresentado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e Secretaria de Recursos Hídricos, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O parque está também entre os municípios vistoriados no âmbito do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca e obteve os melhores resultados e serve como referência para outras cidades.
O equipamento público municipal gravataense é um dos melhores da cidade e atende plenamente às necessidades da população. O espaço possui trilha ecológica, pista de cooper, academia ao ar livre, mirante, parquinho, áreas de convivência e estrutura para realização de eventos.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)