Buscando fortalecer o combate à violência de gênero, o Banco Vermelho, que estava no Sítio Histórico, foi transferido e inaugurado no Centro de Artes nesta sexta-feira (08). A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Banco Vermelho (IBV), a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE) e a prefeitura de Igarassu.
“É uma honra para Igarassu receber uma iniciativa tão simbólica e necessária. Queremos que nossas mulheres, moradoras e visitantes, se sintam seguras, acolhidas e respeitadas. Prevenir a violência é um dever de todos, e estamos unindo forças para construir uma cidade mais justa e segura para todas”, afirma a prefeita Professora Elcione Ramos.
Sendo a primeira mulher eleita da cidade, Elcione ressaltou a urgência em avançar nessa pauta. “Valorizamos as mulheres com a criação da Secretaria da Mulher e o fortalecimento de ações contra a violência. Empoderamos as mulheres dando oportunidade no mercado, ouvindo e dando espaço para lideranças femininas, mas ainda há muito a ser feito”, declarou a gestora.
Os bancos gigantes são intervenções urbanas que atuam como símbolo de enfrentamento à violência contra a mulher, com mensagens de conscientização e informações sobre canais de apoio. A parceria também prevê, nos próximos meses, o lançamento do Protocolo Hotel Seguro para a Mulher, com projeto-piloto no Novotel Recife Marina e implementação em hotéis do estado a partir de setembro.
A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Amaury Henrique; da secretária da Mulher, Prazeres; do secretário de Turismo, Ricardo Góes; de Érica Uchôa, Son Albuquerque e Saúba do Povão, representando a Câmara Municipal; além de secretários, servidores e a população.
Foto: Wesley Laurentino