Os cortes no orçamento de 2025 têm impactado diretamente no custeio das atividades da Universidade
O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, anunciou, em entrevista coletiva realizada na terça-feira (dia 8), um conjunto de medidas de contenção de despesas em contratos, em resposta às dificuldades orçamentárias enfrentadas pela instituição. A iniciativa busca garantir a continuidade dos serviços essenciais e preservar o funcionamento administrativo da Universidade.
As estratégias de contenção de gastos foram detalhadas pela pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Helen Frade, que expôs os impactos que os cortes no orçamento de 2025 vêm causando diretamente no custeio das atividades da universidade.
As perdas ainda são acentuadas pelo fato de não se corrigir o valor pelo índice de inflação no período. Caso fosse corrigido pela inflação, o montante destinado à UFPE seria de R$ 400 milhões, em comparação ao ano de 2014. Em 2025, o orçamento aprovado destinou R$ 170 milhões à Universidade. Confira no vídeo produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom), da Superintendência de Comunicação da UFPE.
Ficha Técnica
Reportagem: Amanda Dantas
Imagens e edição: Bernardo Sampaio
Imagens adicionais: Arquivo Supercom
Superintendente de Comunicação: Luciana de Souza Leão