A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início às atividades de regularização fundiária na comunidade da UR-6, na noite desta quarta-feira (2), na Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra. A estimativa é atender cerca de 700 famílias. A ação representa mais uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a administração municipal, conforme destacou o prefeito Mano Medeiros.
“O evento simboliza o comprometimento das gestões municipal e estadual em garantir segurança jurídica e melhorias na qualidade de vida dos moradores. A regularização das moradias significa assegurar, juridicamente, a posse dos lares. Estamos muito felizes em proporcionar essa conquista à população”, afirmou o prefeito.
O encontro contou com a presença de representantes da CTA Engenharia, empresa responsável pelos procedimentos de regularização; da PERPART (Pernambuco Participações e Investimentos), representando o Governo do Estado; além da Secretaria Executiva Municipal de Habitação e Regularização Fundiária.
“Vamos alinhar as ações iniciais e esclarecer o papel de cada entidade envolvida no processo de regularização fundiária. Também vamos ouvir as demandas das comunidades participantes”, completou Mano Medeiros.
A montagem do evento e a execução dos trabalhos técnicos estão sob responsabilidade da empresa CTA Engenharia. Já a mobilização comunitária será coordenada pela Secretaria Executiva de Habitação e Regularização Fundiária, que atuará para garantir a participação ativa dos moradores em todas as etapas do processo.
Os próximos passos incluem a realização das ações preliminares na UR-6 e o acompanhamento das atividades de regularização fundiária, além da promoção de encontros regulares com lideranças comunitárias para repassar atualizações e monitorar o andamento do projeto.
Moradora da comunidade há 20 anos, Anna Maria da Silva aprovou a iniciativa. “É bom porque a gente passa a entender o que realmente está acontecendo. Podemos tirar nossas dúvidas”, comentou.
Também participaram do encontro o secretário municipal de Articulação Política, Siniel Costa; o secretário executivo municipal de Habitação, Luiz Byron; e o diretor da Perpart, Ícaro Tenório, representando o Governo do Estado.
Fotos: Josué da Mata