Novo Ecoponto na Av. Agamenon Magalhães amplia reciclagem e incentiva inclusão de catadores no Recife

Antônio Assis
0
Iniciativa, instalada na Ecoestação do bairro de Campo Grande, vai impulsionar a coleta de recicláveis, gerar renda e reduzir impactos ambientais

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), em parceria com o Grupo Orizon, a Wise Plásticos e a O-I Glass, inaugurou nesta quarta-feira (30) um novo Ecoponto na cidade para ampliar a coleta seletiva e a inclusão socioeconômica dos catadores de recicláveis. O equipamento foi instalado na Ecoestação localizada na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Campo Grande.

“É uma ação importante que garante renda, proteção ao meio ambiente e cuidado social. A Prefeitura já conta com a sequestração e agora inicia uma nova etapa do Recife Limpa. Três empresas participam: a maior do Brasil em aterro sanitário, a maior do mundo em vidro e uma grande empresa de resina plástica. Elas estão financiando a compra de todo o material reciclável trazido para o local”, explicou o prefeito João Campos. “Catadores autônomos podem entregar papel, papelão, alumínio, PET e vidro — e o pagamento é feito na hora, via PIX. Para quem não tem conta bancária, há o Conexão Cidadã, parceria com o Governo Federal, que oferece orientação social e ajuda desde a abertura de contas até encaminhamentos para serviços públicos. É uma iniciativa que une proteção cidadã, geração de renda e preservação ambiental”, concluiu.

A ação fortalece as políticas de sustentabilidade urbana da gestão municipal, ao integrar o setor público e o privado para gerar renda, reduzir resíduos e promover inclusão social. Todo material entregue será remunerado via PIX, valorizando o trabalho dos catadores e catadoras do Recife.

O Ecoponto funciona em um container onde são recebidos papelão, vidro, alumínio e plástico. Após o recolhimento, os materiais seguem para a Unidade de Triagem Mecanizada (UTM) do Ecoparque de Jaboatão dos Guararapes, considerada a maior da América Latina, onde são processados e retornam à cadeia produtiva.

Segundo João Audi, vice-presidente de Economia Circular do Grupo Orizon, “além de reduzir impactos ambientais, o projeto apoia e gera oportunidades para os catadores, promovendo inclusão e fortalecendo a cadeia de resíduos.”

Um dos principais diferenciais é o impacto direto na vida dos trabalhadores informais, que passam a ter um canal seguro de venda com pagamento digital e rastreabilidade. O projeto também prevê a inclusão dos catadores em programas sociais, fortalecendo a economia circular na cidade.

Para Bianca Ferro, especialista em Economia Circular da O-I Glass, a iniciativa tem o potencial de multiplicar o volume de recicláveis e fortalecer a cadeia do vidro: “Nosso produto é 100% reciclável, infinitamente, sem perda de qualidade. Mesmo quebrado, com rótulo ou resíduos, o vidro pode ser reciclado. Para cada tonelada reciclada, evita-se a retirada da mesma quantidade de matéria-prima da natureza.”

A UTM que receberá os materiais tem capacidade para processar mais de 20 tipos de resíduos e já emprega 200 trabalhadores formais, promovendo geração de renda e desenvolvimento técnico. A unidade opera com tecnologia avançada e rastreabilidade, garantindo retorno de qualidade à indústria.

“Isso aqui é uma mudança de vida. Os preços praticados aqui não se vê em nenhum lugar. Isso valoriza a mão de obra do catador e evita que o material seja descartado no meio ambiente. Com o apoio da Prefeitura, nossa cooperativa passou a operar em um galpão e receber material da coleta seletiva. Antes puxávamos carroça e tínhamos renda muito baixa. Agora, conseguimos transformar completamente nossa realidade”, relatou o catador Maurício Nunes.

SUSTENTABILIDADE

Desde 2021, a Prefeitura do Recife tem intensificado os cuidados com o meio ambiente e a limpeza urbana por meio do programa Recife Limpa, que já se tornou referência em ações de reciclagem, descarte adequado e inclusão socioambiental.

As Ecoestações, que já somam 16 unidades espalhadas pela cidade, funcionam de segunda a sábado, das 8h às 16h, oferecendo serviço gratuito para o descarte de até 1m³ de resíduos por dia; o equivalente a uma caçamba pequena ou dez sacos de 100 litros. É possível entregar entulhos, móveis, recicláveis, pneus, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, roupas e outros itens, com destinação correta e reaproveitamento.

O Recife também triplicou o número de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), totalizando 150; dobrou as papeleiras (de 3,3 mil para 6,3 mil); ampliou em 50% o cadastro da coleta seletiva porta a porta; e mantém a cobertura de 100% da coleta domiciliar. São mais de 22 mil km de varrição por mês e 64 mil toneladas de resíduos já retirados dos canais da cidade.

A Emlurb atua durante todo o ano na limpeza de galerias e canaletas, além da retirada de lixo irregular da rede de drenagem. Essas ações fazem parte do programa Ação Inverno, com investimento de mais de R$ 8,5 milhões para manter os 99 canais da cidade limpos e funcionando.

GRUPO ORIZON

Com capital aberto na B3 e 17 Ecoparques em 12 estados, o Grupo Orizon é referência em gestão e valorização de resíduos na América Latina. A empresa atua com soluções para tratamento e destinação de resíduos, produção de biogás, biometano, combustível renovável e fertilizantes orgânicos — sempre com foco na economia circular e na redução de carbono, por meio da geração de créditos.

Por meio do Instituto Orizon Social, financiado parcialmente com recursos dos créditos de carbono, a companhia também investe no desenvolvimento social e ambiental nas comunidades em que atua, especialmente junto à juventude.

WISE PLÁSTICOS

Com mais de 15 anos de atuação, a Wise é líder em resinas recicladas no Brasil. Trabalha com polietileno e polipropileno, substituindo resinas virgens em diversos segmentos. A empresa recicla mais de 30 mil toneladas por ano e reduz em mais de 70% os impactos do carbono em seus produtos. O CEO Bruno Igel destacou o pioneirismo da parceria: “A Wise se orgulha de atuar com a Orizon, promovendo renda e ampliando a circularidade do plástico.

O-I GLASS

A O-I Glass, maior fabricante mundial de embalagens de vidro, tem sede nos Estados Unidos e está presente em 19 países. Com mais de 21 mil funcionários e 69 fábricas, a empresa faturou US$ 6,5 bilhões em 2024. Suas embalagens são recicláveis infinitamente e refletem o compromisso com a sustentabilidade, a preservação ambiental e a inovação na indústria de alimentos e bebidas.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)