Jaboatão dos Guararapes é destaque no top 10 da economia do Nordeste em levantamento sobre potencial de consumo

Antônio Assis
0
Em recente pesquisa divulgada, Jaboatão dos Guararapes se destacou como a única cidade não capital do Nordeste a figurar no top 10 dos maiores resultados de consumo econômico. Com um volume de R$ 23,28 bilhões em consumo anual e Índice de Potencial de Consumo (IPC) de 0,28554, o município também se sobressaiu no ranking nacional, ocupando a 45ª posição entre todas as cidades brasileiras. Os dados, publicados nesta quarta-feira (2) pelo portal Movimento Econômico, são da IPC Marketing Editora, responsável pelo estudo IPC Maps 2025.

Entre os principais fatores que explicam a presença de Jaboatão dos Guararapes no topo do levantamento está a existência de um parque logístico e industrial bem estruturado e em constante expansão. Esse crescimento é resultado direto do trabalho da gestão municipal na atração de empresas, expansão dos polos de desenvolvimento econômico e abertura de novas vagas de emprego, gerando renda para os jaboatonenses.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, atualmente Jaboatão é o maior polo logístico do Nordeste e o quarto maior do país. O município conta com mais de 1 milhão de m² de galpões logísticos em operação e outros 400 mil m² em fase de projeto ou construção. Somente os novos empreendimentos representam investimentos de mais de R$ 1,1 bilhão a serem aplicados nos próximos três anos. Esses condomínios abrigam unidades de pequeno, médio e grande porte de empresas nacionais e internacionais. Gigantes como Carrefour, FedEx e, mais recentemente, Shopee, estão contribuindo para a geração de milhares de novos empregos em Jaboatão dos Guararapes e região.

“Esse resultado reflete o compromisso da nossa gestão com o fortalecimento da economia do município, o que impacta diretamente na geração de emprego e renda. Estar entre as dez maiores economias do Nordeste, sendo a única cidade não capital na lista, só reforça a nossa convicção de que Jaboatão dos Guararapes tem um grande potencial de desenvolvimento econômico. E esse potencial de consumo precisa ser bem aproveitado para garantir ainda mais melhorias e investimentos para a nossa população”, destacou o prefeito Mano Medeiros.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes do Jaboatão dos Guararapes, Roberto Abreu e Lima, “o consumo fortalecido e crescente das famílias jaboatonenses está diretamente ligado a melhores condições de vida e trabalho – condições conquistadas por meio de políticas públicas que incentivam a atração de empresas multinacionais e de pequeno, médio e grande porte. Essas empresas geram investimentos, empregos e ativam toda uma cadeia produtiva de fornecedores de bens e serviços”, ressaltou.




Foto: Chico Bezerra

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)