A governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (8), mais duas cozinhas comunitárias em municípios da Zona da Mata Norte. Os novos equipamentos, implantados nas cidades de Condado e Macaparana, integram o programa Bom Prato e vão garantir refeições gratuitas e de qualidade à população em situação de vulnerabilidade social dos municípios. Com essas entregas, o Governo do Estado alcança a marca de 28 estruturas abertas apenas em 2025, somando 153 equipamentos implantados desde o início da atual gestão e 208 unidades em funcionamento em todo o Estado. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou as entregas.
“Entregamos hoje duas novas cozinhas comunitárias, em Condado e em Macaparana. Agora são 208 unidades, em locais onde podemos cuidar de quem mais precisa. Hoje todos os pernambucanos podem contar com a presença do Governo do Estado. É muito bom vir aqui para que a gente possa fazer essa nova entrega para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Desde 2023, o Bom Prato já distribuiu mais de 15 milhões de refeições em todo o Estado, consolidando-se como uma das principais estratégias de enfrentamento à fome em Pernambuco. “Temos expandido cada vez mais essa parceria com as prefeituras. Este é um trabalho realmente fantástico no combate à fome. Os resultados já estão sendo obtidos, por exemplo, no enfrentamento à desnutrição e na diminuição da evasão escolar”, enfatizou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas, Carlos Braga.
Em Condado, foi inaugurada pela manhã a Cozinha Comunitária Eunice Marinho Andrade de Melo, a segunda em funcionamento no município. Localizada na Avenida 7 de Setembro, a unidade oferece almoços gratuitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, com equipe composta por nutricionista, cozinheiro(a), auxiliares de cozinha e auxiliar de serviços.
O prefeito de Condado, Albino Silva, destacou que no espaço serão distribuídas 500 refeições por dia. “Agradeço em nome do nosso povo, principalmente das famílias que mais precisam desse equipamento. O que a gestão estadual tem feito pela nossa região não era visto há muitos anos”, frisou.
Moradora do município, Edjane Maria da Silva, de 53 anos, recebeu a primeira refeição das mãos da governadora Raquel Lyra. Ela ressaltou que as refeições irão contribuir para que a sua família tenha uma alimentação de qualidade. “Eu moro com sete pessoas e, no momento, eu dependo do Bolsa Família. Essa refeição que estou recebendo chegou na hora certa", celebrou.
À tarde, foi a vez do distrito de Pirauá, em Macaparana, receber a Cozinha Comunitária Josefa Sergio da Silva, também a segunda unidade da cidade. O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, oferecendo jantares gratuitos à população cadastrada.
“Macaparana é muito grata por tudo o que o Governo de Pernambuco tem feito. A nossa parceria vai continuar”, afirmou o prefeito de Macaparana, Paquinha.
Segundo a coordenadora da nova unidade, Delma Maria, a cozinha vai servir 200 refeições diárias. “Nossa meta é atender a população mais carente daqui do distrito. Vai ser muito gratificante atender essas famílias”, disse.
Cada nova cozinha recebe R$ 50 mil de investimento inicial para estruturação e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil, por meio de cofinanciamento estadual, garantindo a sustentabilidade e o pleno funcionamento da política. “Este é um governo que faz, ajuda os municípios e está mudando a história de Pernambuco”, afirmou o deputado estadual Antônio Moraes, que também estava na solenidade.
Estiveram presentes nas inaugurações os prefeitos Éder Waltter (Vicência), Pedro Freitas (Aliança), Marcone Santos (São Vicente Férrer), Dió Filho (Riacho das Almas) e Armando Pimentel (Itambé), além do vice-prefeito de Macaparana, Giva Leite. Também participaram os secretários estaduais Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Alessandro Carvalho (Defesa Social) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura).
Fotos: Miva Filho/Secom
Fotos 6 a 13 (Macaparana): Hesíodo Góes/Secom