Filme “Guararapes” resgata a maior resistência contra os holandeses nas Américas com elenco pernambucano e gravações a todo vapor

Antônio Assis
0
As gravações do filme Guararapes, sob direção de Chris Oliver e Geraldo Dias, seguem em ritmo intenso e emocionado. A produção mergulha no século XVII para retratar o maior levante contra a dominação holandesa nas Américas, ocorrido em Pernambuco. A narrativa histórica destaca a união entre indígenas potiguaras, negros e colonos luso-brasileiros em uma guerra irregular travada em engenhos, aldeias, cidades e nos emblemáticos Montes Guararapes.
A trama percorre episódios marcantes como o massacre da Baía da Traição, a tensão política na Cidade Maurícia (Recife sob domínio holandês) e as emboscadas nos alagadiços, que desafiaram a disciplina dos exércitos flamengos. Entre fracassos diplomáticos, traições e atos de bravura, os combates marcaram o início da derrocada holandesa e o surgimento simbólico da identidade nacional brasileira.


Sob o lema “A pátria nasceu aqui”, o filme destaca os valores de fé, liberdade e resistência que moldaram os contornos da nação no coração das matas do Nordeste.

A produção é assinada pela G Soluções, com roteiro de Chris Oliver inspirado na obra de Adriano Marcena e argumento de Geraldo Dias. O elenco conta com nomes de peso do teatro e cinema pernambucano, como Guilherme Griz, Pedro Dias, Vinícius Coutinho, Paulo de Pontes, Roberto Vasconcelos, Tiago Gondim e Eric Rodrigues ,todos retratando personagens históricos e presentes na cena conhecida como “A mesa dos oficiais”, registrada recentemente durante as gravações.

Na foto, estão sentados, os diretores Chris Oliver, Taveira Junior e Geraldo Dias, responsáveis pela condução artística e histórica da obra.


O filme também conta com um time técnico de alto nível: fotografia de Chris Oliver e Neto Mello, direção de arte de Boás Ribeiro, figurino de Antônio Olivier, maquiagem de Marcílio Barreto e trilha sonora original assinada por Demétrio Rangel. A preparação de elenco ficou por conta de Taveira Júnior, enquanto as cenas de ação foram orientadas por Fillipe Ramos.
Entre os bastidores, atuam ainda profissionais como Márcia Honorato (dresser), Flávio Espíndola (gaffer), Diego Villar (assistente de produção), Elifas de Souza e Wellington Lins (staff e contrarregras). O elenco inclui ainda os nomes de Rozenilda Barbosa de Melo (Rosa) e Márcia Maria Silva dos Santos.

Com uma proposta de resgate histórico e valorização da cultura nordestina, Guararapes promete emocionar o público e reforçar o papel de Pernambuco na construção da identidade nacional.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)