Professora Elcione inaugura complexo inovador com o primeiro laboratório de tecnologia inclusiva do Brasil

Antônio Assis
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As políticas de cuidado com crianças e adolescentes com deficiências e necessidades específicas são fortalecidas com a inauguração do novo Complexo Multicrescer, nesta segunda-feira (12).

Anteriormente chamado de Centro de Reabilitação e Educação Especial de Igarassu (CREEI), o espaço atuava há 33 anos com foco no atendimento especializado. Agora, sob o nome Complexo Multicrescer, a unidade passa a refletir um novo momento, com ampliação da estrutura, modernização dos serviços e foco na inclusão por meio de tecnologias e práticas inovadoras.

Assim, o destaque do novo complexo, localizado na rua Rubens Martins, em Campina de Feira, é a ampliação da sua capacidade de atendimento, saindo de 150 para cerca de 360 estudantes da rede municipal de ensino.

As novidades incluem o pioneirismo no primeiro um laboratório inclusivo de tecnologia (LabMaker) do Brasil, oferecendo inclusão digital a esse público; musicoterapia; educação física adaptada com foco na psicomotricidade e acompanhamento psicológico para famílias atípicas.

Para a professora Elcione, “O futuro já começou em Igarassu com a inauguração do Complexo. Estamos ampliando horizontes, investindo em inclusão, tecnologia e cuidado humanizado. Esse é um compromisso com as nossas crianças, adolescentes e famílias atípicas, garantindo a elas dignidade, autonomia e oportunidades de desenvolvimento”, destacou a gestora.

O que é e como funciona o Complexo Multicrescer?

O Complexo Multicrescer de Atendimento Educacional Especializado de Igarassu é um espaço criado para promover inclusão, desenvolvimento e autonomia de estudantes com deficiência, distúrbios, síndromes e transtornos do neurodesenvolvimento. O atendimento é voltado a crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino até o nono ano, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até 17 anos.

A estrutura oferece atendimento multiprofissional nas áreas de psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, musicoterapia e educação física adaptada.

Os estudantes são encaminhados pelas escolas municipais, com base na disponibilidade de vagas e em avaliações técnicas. O acompanhamento é contínuo, com integração entre profissionais, famílias e professores, visando o pleno desenvolvimento de cada estudante.

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