Com capacidade para armazenar até 100 toneladas de alimentos, nova estrutura será um importante polo de arrecadação e distribuição para cozinhas solidárias e projetos sociais no Recife; PAA também beneficiará agricultores familiares de cinco municípios
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, deu um passo importante no enfrentamento à fome e na promoção do direito à alimentação adequada. Em parceria com o Governo Federal, foi inaugurada, nesta sexta-feira (16), a nova sede do Banco de Alimentos do Recife, equipamento estratégico da política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A ação é reforçada pela execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem o intuito de fortalecer a agricultura familiar e garantir alimentos saudáveis para a população em situação de vulnerabilidade social. Os investimentos nas duas iniciativas somam R$ 1,6 milhão, com recursos federais e municipais.
"A nova sede do Banco de Alimentos é sete vezes maior do que a estrutura anterior. Inaugurá-lo ao lado do ministro Wellington Dias é motivo de grande felicidade. Aqui, serão toneladas de alimentos articuladas à aquisição da Prefeitura, recebimento de doações e destinação para ações sociais, beneficiando comunidades carentes", destacou João Campos, prefeito do Recife. Além do prefeito e do ministro Wellington Dias, também participaram a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e a senadora Teresa Leitão.
Com a modernização, o Banco de Alimentos ampliou sua capacidade de armazenamento em cerca de 700%, passando de 15 para 100 toneladas. A estrutura atual atenderá 18 cozinhas solidárias e 30 instituições sociais, beneficiando cerca de 27 mil pessoas diariamente. Desde o início da operação, já foram distribuídas 24 toneladas de alimentos, provenientes tanto de doações quanto de aquisições feitas diretamente junto a agricultores familiares.
Localizado na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, nº 1718, no bairro do Torreão, o novo espaço foi projetado para garantir eficiência e segurança em todas as etapas, com áreas específicas para recepção, triagem, armazenamento e expedição dos alimentos.
A secretária de Assistência Social e Combate à Fomedo Recife, Pâmela Alves, ressaltou a importância da nova estrutura: “O Banco de Alimentos tem papel central no enfrentamento da insegurança alimentar, arrecadando, selecionando e distribuindo alimentos provenientes de doações de empresas e da sociedade civil. Agora, com a ampliação, conseguiremos chegar a mais pessoas e instituições, fortalecendo ainda mais a rede socioassistencial do Recife”, afirmou.
Complementando a atuação do Banco, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) já está em funcionamento. A Prefeitura está adquirindo 19 variedades de produtos da agricultura familiar, beneficiando diretamente 47 cooperativas de agricultores de cinco municípios: Palmares, Chã Grande, Nazaré da Mata, São Vicente Ferrer e Feira Nova. Os alimentos frescos e saudáveis abastecem as cozinhas solidárias e instituições sociais, enquanto os agricultores recebem o pagamento diretamente em recursos repassados pela parceria com o Governo Federal.
O primeiro lote de alimentos adquiridos pelo PAA veio do assentamento de mulheres Governador Eduardo Campos, em Palmares, evidenciando o protagonismo feminino na produção rural. Além disso, o Banco de Alimentos conta com o apoio de parcerias estratégicas, como as secretarias de Cultura e de Esportes, que realizam eventos com bilheteria solidária, revertendo alimentos para o equipamento.
Fotos: Edson Holanda