Lançamento do Programa Recomeço foi uma das demandas instituída pela pas
A Prefeitura do Paulista realizou, nesta quarta-feira (30), no Clube Municipal de Paratibe, um evento de prestação de contas dos 100 primeiros dias de atuação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. A cerimônia contou com a presença do prefeito Severino Ramos, da secretária Amanda Rodrigues, servidores da pasta e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, Amanda Rodrigues destacou a importância do trabalho integrado da secretaria para garantir dignidade à população em situação de vulnerabilidade. “Estamos construindo uma política pública baseada em acolhimento, escuta e eficiência. Cada ação que realizamos é voltada à melhoria real da vida das pessoas. Esses 100 dias mostram que com trabalho sério e coletivo é possível transformar realidades. Seguiremos firmes no compromisso de cuidar das pessoas”, concluiu Amanda Rodrigues.
O prefeito Severino Ramos reforçou o compromisso da gestão com as políticas sociais. “A população do Paulista tem sentido a presença do poder público de forma mais próxima e efetiva. Amanda e sua equipe estão promovendo um verdadeiro marco na história da assistência social da nossa cidade”, declarou.
Entre os resultados apresentados estão:
Mais de 11.800 famílias atendidas por meio de programas como Bolsa Família, BPC e Tarifa Social;
Concessão de 1.493 auxílios aluguel, 240 cestas básicas e 112 auxílios funerais, agora realizados diretamente nos CRAS;
Distribuição de 296 carteiras de identificação da pessoa com TEA (CIPTEA);
Implementação do projeto “Peixe na Mesa”, que distribuiu alimentos na Semana Santa;
Acompanhamento domiciliar realizado por equipes socioassistenciais a famílias, crianças e adolescentes em situação de risco;
Criação da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, com sede própria e construção do 1º Plano Municipal sobre Drogas.
Lançamento do Programa Recomeço, com ações de prevenção ao uso de drogas e atendimento emergencial a usuários, impactando mais de 4 mil estudantes;
Atendimento a mais de 1.000 crianças e adolescentes via convênios com Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Projetos em andamento também foram apresentados, como a construção de um novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) na Vila Torres Galvão, a instalação de uma nova Cozinha Comunitária e a realocação do Centro POP, serviço especializado para pessoas em situação de rua e implantação do CRAS Itinerante.
O evento também celebrou ações voltadas à inclusão e promoção da diversidade, como a realização de eventos temáticos, oficinas para idosos, qualificação profissional, além de formações continuadas para equipes técnicas e propostas legislativas como a criação de conselhos municipais de assistência social e direitos humanos.