O município não registrou índice de chuva que seja destaque de precipitação acumulada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima -APAC. Como medida preventiva, a prefeitura suspendeu as aulas da rede municipal e disponibilizou escolas como abrigos emergenciais para a população afetada.
O Comitê, composto por diversas secretarias, permanece em operação alerta, realizando ações como drenagem, desobstrução de galerias, limpeza de canais e podas emergenciais. Além disso, a Defesa Civil e a rede de saúde estão em prontidão com veículos 4×4 disponíveis para atender áreas de difícil acesso. Até a tarde de hoje (21), a Defesa Civil do município registrou o total de quatro famílias desalojadas que estão, por enquanto, em casas de parentes.
Graças ao trabalho preventivo da Operação Inverno no decorrer de todo o ano que antecede a estação chuvosa, a cidade não registrou mortes e maiores transtornos que pudessem pôr em risco a vida dos moradores. Para o chefe de Gabinete e secretário de Defesa Cidadã, Ednaldo Júnior, o encontro virtual reforçou o papel do Comitê garantindo assistência à população e monitoramento das áreas mais vulneráveis. “A integração entre as secretarias e a atuação antecipada da gestão foram decisivas. Conseguimos responder com agilidade às ocorrências”, destacou.
A prefeita professora Elcione Ramos que representa a Frente Nacional dos Prefeitos pela-FPN , é a única gestora pernambucana a participar da missão internacional na Holanda , em busca de soluções sustentáveis para drenagem urbana. Além de adquirir conhecimento técnico, a missão também busca parcerias e recursos internacionais para ampliar a capacidade de investimento em infraestrutura urbana nos municípios. "Minha prioridade é garantir a segurança e o bem-estar da população. A Operação Inverno foi planejada com antecedência justamente para que estivéssemos preparados para momentos como este. Nosso trabalho preventivo tem sido eficiente na redução dos danos e transtornos provocados pelo temporal ", afirmou a prefeita na reunião remota.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com o CIOPI pelo número (81) 99225-2640 ou com a Defesa Civil pelo telefone (81) 99460-9073.