O projeto Turismo Rural, promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em parceria com o Sebrae/PE, realizou neste domingo (25) o primeiro passeio comercial, com um grupo de 23 pessoas. Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura, a história e a culinária rural, visitando cinco espaços diferentes, cada um com propostas peculiares de lazer.
“Nosso potencial turístico é enorme. Vamos incentivar cada vez mais essa área no município. Estamos fortalecendo a nossa região, promovendo seus atrativos naturais, culturais e históricos, além de fomentar o desenvolvimento econômico e proporcionar novas oportunidades de comercialização para o setor turístico. É interessante como os turistas passam a enxergar nosso município com um novo olhar, percebendo os lugares históricos de uma maneira diferente", afirmou o prefeito.
Segundo a diretora de Agricultura e Turismo da Prefeitura, Roberta da Fonte, os empreendedores locais são fundamentais para o sucesso do projeto. “São pessoas muito acolhedoras e guerreiras, que estão acreditando na proposta. A região tem um potencial incrível para o turismo e para o verdadeiro desenvolvimento territorial. Só tenho a agradecer a participação de cada um, nessa missão de divulgar e atrair cada vez mais visitantes para os espaços da nossa área rural”, declarou.
De acordo com o organizador do evento, Marcos Aurélio, o passeio pode ser direcionado a grupos religiosos, pedagógicos e ao público em geral. “Nossa ideia é mostrar que Jaboatão também tem muito a oferecer na zona rural. Temos uma história e uma cultura muito ricas”, ressaltou.
A advogada Anabel Pessôa acredita que o projeto oferece um olhar diferenciado ao turista. “É importante que Jaboatão tenha a oportunidade de crescer também no setor turístico, tornando-se uma referência. Conhecemos cidades do interior de Pernambuco que investem no turismo rural, mas é interessante ver essa iniciativa também na Região Metropolitana”, avaliou.
O roteiro do Turismo Rural de Jaboatão já está com agendas de visitas abertas. Para mais informações sobre os passeios, o contato pode ser feito pelo número (81) 99806-5939. Os pacotes individuais custam R$ 145 e incluem almoço e três coffee breaks.
PROGRAMAÇÃO
O roteiro do Turismo Rural começa no Sítio Recanto da Tilápia, onde os visitantes têm contato com o cultivo de raízes como macaxeira e cará, acompanham o processamento das culturas, visitam o memorial rural que recria uma típica casa de taipa e degustam alimentos cuja base é a macaxeira.
Em seguida, o grupo visita a Chácara Xamânica, um espaço que resgata as origens indígenas, com foco na utilização de plantas medicinais e nos rituais xamânicos.
O terceiro ponto é o Aconchego Família Rural, que oferece um pesque-pague e um restaurante de comida caseira, além da experiência de conhecer uma casa de farinha, onde são produzidos alimentos derivados da mandioca.
Depois, a visita segue para o Engenho Macujé, que resgata a tradição colonial e abriga um casario datado de 1918.
Para encerrar, o grupo visita a Colônia Salesiana, onde está localizada a primeira Basílica do mundo construída em uma zona rural.