Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, a Secretaria Executiva da Mulher do Paulista promoveu, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Ipojuca (GCMI), uma capacitação voltada à Patrulha Maria da Penha. A formação foi realizada no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) Paulista, com início na última segunda-feira (12) e encerramento na manhã desta quarta-feira (15), marcado pela entrega dos certificados aos participantes.
A iniciativa faz parte das ações estratégicas do município para fortalecer a rede de proteção às mulheres em situação de violência, priorizando a qualificação técnica e a atuação integrada das equipes de segurança. A programação também contou com a presença do Centro Especializado de Atendimento à Mulher do Paulista, reforçando a importância do trabalho conjunto e do atendimento qualificado para oferecer o apoio e acolhimento necessários às pessoas atendidas.
Na abertura da cerimônia de encerramento, a secretária executiva da Mulher do Paulista, Fabrina Juliana, pontuou os objetivos da capacitação. “Esse primeiro curso tem como intuito unir forças, compartilhar saberes, trocar experiências e promover um aprendizado mútuo. Que possamos seguir firmes, realizando nosso trabalho da melhor forma possível na defesa e proteção das mulheres”, celebrou Fabrina.
Marcaram presença no evento o secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil do Paulista, Ricardo Medeiros, e o secretário executivo de Segurança, Olavo Moraes. Em sua fala, Ricardo agradeceu a presença de todos os participantes. “Quero expressar minha gratidão pela presença de cada um. Sei o quanto é difícil encontrar espaço na agenda diante de tantos compromissos diários. Por isso, agradeço por priorizarem este momento, que é de grande importância para todos nós”, destacou.
A Inspetora da GCMI e especialista na Lei Maria da Penha, Marina Sacramento, que ministrou o curso durante 4 dias, também destacou a participação dos representantes de Goiana, Paudalho, Igarassu e Itapissuma. "Fiquei muito satisfeita com a receptividade, pois eles demonstraram grande interesse pela causa. É fundamental que os profissionais de segurança pública conheçam a legislação sobre violência doméstica para atuarem de forma específica e humanizada," comentou Sacramento, elogiando o envolvimento dos participantes no curso.
Representando o prefeito Severino Ramos, o secretário de Governo e Gabinete, Fabiano Santos, reafirmou a importância da iniciativa e o compromisso da atual gestão com a pauta de proteção às vítimas de violência doméstica. “O prefeito me confiou a missão de vir até aqui para agradecer, em nome dele, o empenho de cada um e cada uma de vocês, que estão na linha de frente de uma tarefa tão nobre que é a defesa das nossas mulheres”, enfatizou o secretário.