Centenário de Mandacaru: um marco histórico para Gravatá é celebrado com muita alegria

Antônio Assis
0

 

Distrito comemora 100 anos com cerimônia cívica e inaugurações

Na manhã desta sexta-feira (26), o distrito de Mandacaru, em Gravatá, celebrou seu centenário com uma cerimônia emocionante em frente à subprefeitura local.

A cerimônia teve início com o hasteamento das bandeiras, onde cada autoridade teve a honra de hastear um símbolo importante: o prefeito Joselito Gomes hasteou a bandeira de Gravatá; o comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva, a bandeira do Brasil; o presidente da Câmara de Vereadores, Leo do Ar, a bandeira de Pernambuco; e o administrador distrital Roberval Ferreira a bandeira de Mandacaru. Enquanto isso, a banda da Escola Cônego Eugênio Vila Nova emocionou a todos com a execução dos hinos.

Em seguida, o prefeito Joselito Gomes proferiu um discurso e enalteceu a importância histórica e cultural de Mandacaru para o desenvolvimento do município ao percorrer os momentos marcantes da trajetória do local.

O momento foi seguido por um desfile das escolas Aderbal Jurema e João Paulo I, que apresentaram pelotões com resgates históricos do lugar, além de homenagens póstumas a figuras importantes para o distrito.

Após o desfile, o prefeito, a primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, o presidente da Câmara de Vereadores e os demais vereadores presentes Cabritinha, Nêgo Suíno, Nenén de Uruçu e Régis da Compesa, condecoraram personalidades locais com a medalha dos 100 anos, em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento do lugar.

A celebração continuou com a inauguração de uma biblioteca municipal na subprefeitura e a transferência simbólica do gabinete do prefeito Joselito Gomes para Mandacaru, por meio de decreto. Por fim, foi inaugurada a praça em frente ao equipamento que marca mais um capítulo na história local com a presença de secretários municipais, executivos, diretores e coordenadores, bem como da população local.

A programação festiva também incluiu uma exposição fotográfica do Projeto Ver para Ler, realizado ao longo do mês com alunos da rede municipal de Mandacaru para mostrar a riqueza cultural e educacional do distrito.

Maria da Guia, professora aposentada, uma das figuras que mantêm viva a história daquele lugar, destaca que ”Para mim é uma honra muito grande, primeiro agradeço a Deus por participar desse momento tão bonito e tão importante para nós de Mandacaru. Também é um momento de muita emoção, pois lembra muitas pessoas, meu avô que foi o primeiro dono de restaurante aqui dentro de Mandacaru. E que a gente seja cada dia mais unido com a cidade de Gravatá, porque somos uma Gravatá só. Eu amo Gravatá, amo Mandacaru e quero viver sempre servindo.”

Roberval celebra a parceria com a Prefeitura de Gravatá, que leva tantos avanços ao distrito. ”Uma parceria muito importante para o distrito de Mandacaru, porque, graças a Deus, a cada ano, o nosso distrito tem evoluído, uma coisa que estava muito apagada e hoje podemos dizer que estamos no caminho certo. A prefeitura vem trazendo muitos investimentos para Mandacaru e só temos a agradecer ao prefeito, à primeira-dama Viviane Facundes e todos que contribuíram para esse evento acontecer.”

Joselito destaca o papel de Mandacaru para a história de Gravatá. ”Estamos celebrando, comemorando o centenário de Mandacaru. Hoje, com uma programação especial, logo cedo o hasteamento das bandeiras, condecorações, entrega de uma mini biblioteca e um memorial para o registro da história do distrito de Mandacaru. Temos ação conjunta de algumas secretarias, aqui no mercado uma exposição e à noite uma celebração na Igreja de São José e logo em seguida apresentações culturais. Assim seguiremos até domingo celebrando esse momento tão especial para todos nós.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)

Fotos: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)