Evento vai reforçar a importância do alimento na tradição cultural para agricultores
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o grupo Corrida Cultural promovem, neste domingo (23), a 1ª Festa da Farinha do Jaboatão dos Guararapes - evento cultural e esportivo que irá movimentar a Zona Rural do município. A iniciativa conta com uma corrida de 8 km e caminhada de 6 km, que sairão da Colônia Salesiana (Colônia dos Padres) até o atrativo do Turismo Rural, Aconchego Família Rural, no Engenho Penanduba. A concentração ocorre a partir das 5h30, com largada prevista para às 6h da manhã.
Ainda na colônia, antes da largada, haverá um aulão de alongamento para esquentar os corredores. A expectativa é receber mais de 600 atletas profissionais e amadores de diversos grupos de corrida de toda a região metropolitana.
No local da chegada acontece a festa da farinhada, celebrando a tradição cultural desse produto tão importante na alimentação diária da população jaboatonense, em especial a que vive na área do campo e depende da agricultura familiar. Os participantes terão contato direto com o funcionamento da Casa de Farinha, onde a raiz é processada e transformada em alimentos tradicionais como o manué, o beijú e a pisica. Um momento de fortalecimento da cultura e tradição desse tipo de produção e de comida.
Ainda no espaço do Aconchego Família Rural, com a presença dos participantes da corrida e caminhada e dos moradores dos engenhos da região, haverá a realização de shows culturais com as atrações Monike Carvalho, Mateus e Katilinda e Magia Nordestina, que devem se apresentar até o início da tarde. Outro atrativo será uma feirinha com a presença de barracas para a venda de artesanatos e alimentos produzidos por agricultores da Zona Rural do Jaboatão dos Guararapes, garantindo uma renda extra para os produtores rurais locais. Ao final das atrações musicais, está prevista a realização de sorteio de brindes.
Serviço: 1ª Festa da Farinha do Jaboatão dos Guararapes
Quando: Domingo, dia 23 de novembro
Onde: Largada corrida e caminhada, às 5h30, na Colônia Salesiana;
Chegada e festa cultural, a partir das 8h, no Aconchego Família Rural (Nado).
