A Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, promove nesta quinta-feira (21), o início da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com a realização do seminário “Escutar para Incluir”, na Fasup, das 8h às 13h. A programação segue até o dia 28 de agosto, mas contará com desdobramentos até dezembro, reunindo ações voltadas à inclusão, saúde, cidadania e sensibilização da sociedade. A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, faz parte da Jornada de Direitos Humanos.
Entre as atividades previstas, estão o Mutirão da Cidadania, palestras em escolas, vivências inclusivas, audiências públicas e ações comunitárias, fortalecendo o debate sobre acessibilidade e a promoção de direitos. Durante as ações, a população pode contar com atendimento de aferição de pressão arterial, medição de glicose, vacinação, emissão de RG, orientação sobre direitos humanos, solicitação da carteira de identificação do autismo e o Vem Livre Acesso. Também serão disponibilizados serviços do programa CadÚnico, dentre outros.
Programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
21 de agosto: Seminário de abertura na Fasup, das 8h às 13h.
22 de agosto: Ação na Vila da Pessoa com Deficiência, no bairro de Paratibe das 8h às 12h.
25 de agosto: Mutirão da Cidadania com inclusão do CID no RG, no Centro da Cidadania no Conjunto Beira-Mar das 9 às 15h.
26 de agosto: Palestra na Escola Cônego Carvalho, às 14h.
27 de agosto: Vivência inclusiva com o secretário de Mobilidade, Ricardo Medeiros, às 10h30, e Audiência Pública no plenário da Câmara de Vereadores, das 13h às 17h.
28 de agosto: Ação integrada de saúde e cidadania no Centro Espiritualista A Caminho de Aruanda (CEACA), localizado na Rua São Francisco, Jardim Maranguape, da 8h às 13h.
O secretário-executivo de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Danilo Santana, destacou o papel transformador da iniciativa:
“Nosso compromisso é dar oportunidade para que todas as pessoas possam ser assistidas. Um público que, ao longo do tempo, foi invisibilizado, hoje consegue ser alcançado de forma transversal e intersetorial com o nosso trabalho. A Semana da Pessoa com Deficiência evidencia essa pauta”, afirmou.
A diretora da Pessoa com Deficiência, Maria Eduarda Lucena, ressaltou a relevância do evento:
“A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é um marco de valorização, visibilidade e garantia de direitos. Um momento para promover a inclusão, combater preconceitos e fortalecer políticas públicas. Durante toda a semana, teremos ações, palestras e atividades que reforçam a importância da acessibilidade e da representatividade em nossa cidade”, disse.
O superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, reforçou que a semana é um espaço de construção coletiva:
“Essa é uma oportunidade de reafirmarmos que a inclusão não pode ser apenas um discurso, mas uma prática diária. Quando a gestão pública promove ações intersetoriais como esta, damos visibilidade às pessoas com deficiência e fortalecemos uma cidade mais justa, acessível e acolhedora”, destacou.
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência reafirma o compromisso da gestão em consolidar políticas públicas inclusivas e ampliar a rede de proteção e valorização da diversidade em Paulista.